TOTEM IDC
Problemática
Em 2020, durante o pico da pandemia Covid-19, o cliente (IDC Telecom) lidava com a questão de aglomeração em sua unidade física, devido ao esquecimento de alguns clientes sobre a data de pagamento de suas faturas.
Os clientes se dirigiam à base da IDC Telecom para quitar suas dívidas e solicitar, com urgência, o desbloqueio de seus serviços, o que gerou um alto fluxo de pessoas no estabelecimento.
Assim, a crise sanitária aliada à sobrecarga das unidades e canais de atendimento, representavam um problema para a empresa.
Solução da Evve
A Evve propôs a implantação de um Totem de autoatendimento, o que otimizaria os processos de pagamentos, evitando o problema da aglomeração constante na unidade física da IDC Telecom.
Tecnologias
A equipe de T.I da Evve desenvolveu um sistema completo de autoatendimento que, diferente dos projetos terceirizados existentes no mercado, não segue um modelo padrão, mas sim atende às necessidades específicas do cliente. Isto é, a Evve criou um aplicativo customizado, totalmente alinhado ao funcionamento da IDC Telecom, que já é familiar aos clientes da operadora.
A maioria dos totens de autoatendimento possui um monitor de computador touchscreen, juntamente com seu gabinete, embutido em sua estrutura. A questão aqui é que essa configuração resulta em um alto consumo de energia e exige uma equipe de manutenção à disposição, ou seja, gera mais gastos.
Diferenciais
O maior diferencial do projeto da Evve são os equipamentos utilizados. O Totem da IDC conta com apenas um tablet e um Pin Pad de Bluetooth, resultando em alta eficiência energética e menor custo financeiro para o cliente.
Outro aspecto importante é que, a equipe de criação da agência também desenvolveu a parte estética do projeto, pois já conhecia a identidade visual da empresa. Desta forma, a Evve conseguiu entregar um projeto satisfatório do início ao fim.
FeedBack
A tecnologia funcionou muito bem e garantiu mais autonomia aos clientes da IDC Telecom na efetuação dos pagamentos, o que aliviou o fluxo de aglomerações e filas, servindo também de auxílio aos atendentes que trabalham no estabelecimento.